27 de fevereiro de 2008

MADEP NO CABANON



Petit Cabanon
Centro Comercial Bombarda
Rua Miguel Bombarda, 285, Loja 24

www.petitcabanon.blogspot.com

25 de fevereiro de 2008

22 de fevereiro de 2008

MADEP NO CABANON


16 a 23 de fevereiro
10h-20h (excepto domingos)

exposição de alguns trabalhos realizados no âmbito do workshop
"3 abordagens a 1 espaço"

11 de fevereiro de 2008






“Betão”
50 x 70
Impressão fotográfica
Autor: Ana Filipa Cardoso

Caracterizadas pela cor de baixa saturação a tender para o preto e branco, esta dupla fotográfica apresenta lugares sinónimos de uma nova politica urbana. Lugares que crescem na periferia da cidade, vazios de significado e com o propósito de atracção de massas que já não se dirigem para o centro da cidade, agora convertido num “centro histórico” despojado de identidade.
São lugares que partilham das características de “não-lugares” (Marc Augé) e dos aspectos dos “espaços relacionais” conceptualizados pelos geógrafos contemporâneos. Desprovidos de qualquer sentido ou significação estes espaços crescem numa anarquia projectual e são aqui fotografados de uma forma irónica que busca salientar as linhas curvilíneas, pouco objectivas e práticas da sua construção. Num acto de sátira foram fotografadas infra-estruturas que apesar de envolverem uma grande capacidade de construção acabam por não resolver nenhum aspecto em especial e no fundo a sua função é reduzida e secundária.

Exposição do díptico "Betão" no Museu
da Faculdade de belas Artes do Porto






Da série “Floresta”
50 x 70
Impressão fotográfica
autor : Ana Filipa Cardoso

Neste tríptico fotográfico parti para a criação de imagens que pretendem estabelecer um jogo de ambiguidades. Recorrendo a uma subtracção de qualquer lógica narrativa e contrapondo com espaços visualmente sugestivos, produzi estas três imagens que entre si levantam os valores da oposição entre natureza e cultural, natural e artificial.
A existência de objectos pouco prováveis por entre a vegetação dominante induz a uma dualidade conflituosa entre espaço e objecto A natureza surge definida, monumental e indubitável enquanto que a presença de um homem, de uma boneca gigante ou de vestígios de acção humana torna-se em algo inoportuno e despropositado.
A primeira reacção do espectador é encaminhar estas imagens para o ramo da manipulação digital, posta a sua incoerência entre espaço e objecto. Esta interpretação descodifica outro conceito implícito nas imagens: o virtual, enquanto único meio capaz de produzir todas as possibilidades.
Com estas imagens, criadas através da procura de espaços “reais” que ao serem fotografados num determinado enquadramento ascendem ao virtual, pretendo levar o espectador a questionar até que ponto a democracia da manipulação digital influencia a nossa interpretação do mundo e da realidade.
Ana Filipa Cardoso
Exposição do triptico no Museu da
Faculdade de Belas Artes do Porto





6 de fevereiro de 2008

Pelo menos Bífida


Ficha técnica

Rosto: gesso; 20 x 20 x 27 cm.

Tela de projecção: 109 x 82 cm.

Instalação: de rosto em gesso com

projecção de imagem;109 x 241 x 160 cm.


«Pelo menos Bífida»

Sinopse. A procura do conhecimento da minha imagem

exterior levou-me a considerar nesta fase da proposta,

uma multiplicidade de “eus”. O produto do meu trabalho

surge do tratamento de resultados obtidos num questionário

intitulado «A Imagem Exterior da Joana», feito a uma população

de oitenta e cinco indivíduos. Quatro imagens de ícones

mascaram o meu próprio rosto, e entre uma identidade e outra,

habito-me (por uma fracção de segundos) denunciada por um

espirro.

Joana Nascimento