29 de novembro de 2007


Sofia Santos
“ O pensamento visual da paisagem já não se adivinha apenas como uma formulação imaginária, histórica ou individual, como na visão sublime do romantismo, mas como uma relação consumada na ordem positivista da ciência ou na hipótese antropológica da arte.”
Vítor Silva in In Si(s)tu.
Filipa Cardoso

28 de novembro de 2007

24 de novembro de 2007

Axiomas cerebrais


Procurei compreender as transformações operadas no córtex cerebral durante um potencial processo de resposta a estímulos sensoriais. Neste processo, o desacordo categórico existente, encontra no meu projecto de certo modo uma espécie concordância, isto é, materialização da energia cerebral em movimentos axiomáticos. As imagens criadas têm como referentes de uma tomografia, com o objecto numa vista transversal. A apresentação é feita em lâminas que remetem para cortes desde a planta nucal superior, até á ligação cervical.
Genericamente compreende a metamorfose.

Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num insecto monstruoso. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça e, ao levantar um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, marrom, dividido por nervuras arqueadas, no topo de qual a coberta, prestes a deslizar de vez, ainda mal se sustinha. Suas numerosas pernas, lastimavelmente finas em comparação com o volume do resto do corpo, tremulavam desamparadas diante dos seus olhos.

- O que aconteceu comigo? - pensou.


Kafka, A Metamorforfose.


Joana Nascimento